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Como desenvolver competências: Um guia prático para o RH.

Um dos pilares do sucesso organizacional são as habilidades de seus funcionários. A construção de habilidades é fundamental para equipar seus funcionários com o que eles precisam para ter o melhor desempenho, agora e no futuro. Se você quiser continuar a expandir seus negócios e ter sucesso como organização, abordar as lacunas de habilidades é crucial. Vamos dar uma olhada na construção de habilidades, seus benefícios e atividades de desenvolvimento de habilidades com mais detalhes a seguir.

O que são competências?

Competências é o conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes que os funcionários possuem para funcionar em sua função de forma eficaz. As pessoas adquirem e desenvolvem habilidades através do aprendizado e da prática.

Você pode medir habilidades em termos de níveis de proficiência – iniciante, intermediário, avançado e especialista.

O que é o desenvolvimento de competências?

A construção de competências é o processo pelo qual uma organização ajuda seus funcionários a adquirir as habilidades necessárias para atingir seus objetivos estratégicos e obter uma vantagem competitiva. Isso é conseguido através da introdução de atividades de desenvolvimento de habilidades, que visam ajudar os funcionários a melhorar habilidades específicas.

O processo de construção de competências começa com a identificação e documentação das principais competências da organização (conhecimento, habilidades, habilidades e comportamentos), identificação de lacunas de habilidades e, em seguida, planejamento de como desenvolver essas habilidades dentro da organização.

A formação interna de competências que ajudam os funcionários a se desenvolver em suas carreiras é uma estratégia organizacional de educação corporativa que ajuda no desenvolvimento e na retenção.

De acordo com o Gartner, 59% dos líderes de RH consideram a construção de habilidades e competências críticas para a organização como uma prioridade máxima. Além disso, “40% dos líderes de RH dizem que não podem construir soluções de desenvolvimento de habilidades rápido o suficiente para atender às necessidades de habilidades em evolução”.

Processo de Desenvolvimento de Competências nas Empresas.

Por que a construção de habilidades é importante?

A construção de habilidades é benéfica para a organização e os funcionários nas seguintes áreas:

  • Melhorando o desempenho dos funcionários e da organização – Adquirir novas habilidades permite que os funcionários sejam mais produtivos, tenham um melhor desempenho e tenham um impacto positivo no resultado final.
  • Ajudando funcionários e organizações a se prepararem para o futuro – A construção de habilidades é sobre o desenvolvimento das habilidades que a empresa precisa a curto e longo prazo, alinhadas com os planos futuros da organização.
  • Envolver e reter funcionários – Quando uma organização investe no desenvolvimento de seus funcionários, é provável que eles estejam mais engajados e permaneçam por mais tempo. Na verdade, 94% dos funcionários dizem que permaneceriam em uma empresa por mais tempo se houvesse um investimento em seu aprendizado e desenvolvimento.

Identificando lacunas de habilidades

Antes de preencher as lacunas de habilidades, as organizações precisam avaliar as habilidades atuais dos funcionários. Então, eles podem determinar os melhores métodos através dos quais as habilidades podem ser construídas. Existem várias maneiras pelas quais as empresas podem identificar lacunas de habilidades:

Análise de Necessidades de Treinamento (TNA)

TNA é o processo pelo qual uma organização avalia as necessidades de aprendizado e desenvolvimento de seus funcionários em todos os níveis da organização para que eles possam funcionar em seus trabalhos de forma eficaz.

Revisões de desempenho

As revisões de desempenho fornecem pontos de dados importantes sobre os pontos fortes e fracos dos funcionários. Eles colocam em superfície habilidades que estão faltando ou são fracas. A organização pode então lidar com isso ao criar planos de desenvolvimento e identificar atividades adequadas de desenvolvimento de habilidades.

Solicitações dos funcionários

Os funcionários podem reconhecer suas próprias inadequações e solicitar oportunidades para desenvolver habilidades para realizar melhor seus trabalhos, bem como para avançar na organização.

É função do gerente e da Equipe de RH/Aprendizagem e Desenvolvimento determinar se essas solicitações são justificadas, acessíveis e uma prioridade para a equipe e a organização. Se forem, a organização deve investir no desenvolvimento das habilidades solicitadas.

Mudanças no mercado

Mudanças no mercado e nas indústrias geralmente justificam mudanças nos conjuntos de habilidades. Algumas habilidades se tornam obsoletas e novas habilidades são necessárias. A pandemia resultou em uma mudança significativa em quais habilidades estão ganhando importância e habilidades que perderam valor no local de trabalho.

A Newsweek realizou uma pesquisa e descobriu que “qualquer habilidade que fosse necessária ou aumentada a partir de interações presenciais foi reduzida ou tornada obsoleta durante a pandemia. As interações virtuais não são as mesmas que as interações presenciais, sejam casuais ou formais. Outros disseram que suas habilidades existentes de gerenciamento de tempo ou habilidades de avaliação e mitigação de riscos se tornaram obsoletas. Alguns disseram que suas habilidades tecnológicas foram tornadas obsoletas pela rápida taxa de mudança de soluções tecnológicas que permitem que as pessoas trabalhem em casa.”

Novas habilidades

Como resultado dessa mudança, novas habilidades são uma abordagem emergente para o desenvolvimento dos funcionários que diminui a necessidade de confiar em soluções reativas e caras para atender às necessidades imediatas de habilidades.

O Human Capital Institute e o Cornerstone People Research Lab analisaram práticas nas quais as organizações de alto desempenho (HPOs) se envolvem para navegar efetivamente pelas necessidades em mudança da organização e de seus funcionários. Estes são os seis itens de ação para construir uma nova abordagem de aprendizagem e desenvolvimento:

  1. Entenda quais habilidades são necessárias agora—e no futuro
  2. Antecipe as lacunas de habilidades e identifique as adjacências de habilidades
  3. Direcione o aprendizado para funções e indivíduos
  4. Faça do aprendizado e desenvolvimento um esforço compartilhado
  5. Diversificar as modalidades de aprendizagem
  6. Aproveite a tecnologia de aprendizagem para descobrir necessidades, monitorar o progresso e medir o resultado

Atividades de desenvolvimento de habilidades

Existem muitas atividades de desenvolvimento de habilidades que você pode integrar à sua estratégia de aprendizado e desenvolvimento. Você pode personalizar as atividades para níveis de trabalho, indivíduos e equipes. Ao desenvolver habilidades dentro de sua organização, incorpore vários métodos de aprendizagem para fornecer um ambiente de aprendizagem rico para seus funcionários.

Aqui estão alguns exemplos de atividades de desenvolvimento de habilidades:

ATENDIMENTO AO CLIENTE

Funcionários do setor de serviços com muitas interações com os clientes podem achar algumas das seguintes atividades de desenvolvimento de habilidades de atendimento ao cliente propostas pela TalentLMS úteis para serem eficazes em suas funções.

Cenários de dilema diárioEles permitem que os funcionários resolvam problemas de forma rápida e eficaz e tomem boas decisões.
Simulações de habilidades de comunicaçãoEsse tipo de treinamento ajuda os funcionários não apenas a escrever e se comunicar verbalmente, mas também fortalece sua capacidade de entender e ler a linguagem corporal.
Jogos sérios de resolução de problemasEles introduzem e fortalecem a capacidade dos funcionários de decifrar problemas com crescente complexidade e encontrar soluções apropriadas.
Histórias de personalidade de clientesEsta atividade ajuda os funcionários a adaptar suas respostas a diferentes clientes e clientes, obtendo informações sobre a psicologia e os comportamentos de diferentes tipos de clientes.
Tutoriais de treinamento on-line de know-how de produtosPara vender um produto, os funcionários devem entendê-lo e conhecê-lo de dentro para fora. Esses tutoriais fornecem informações detalhadas sobre o produto para que os funcionários possam comercializar e vender um produto específico e também resolver quaisquer problemas.
Estudos de caso expectos inesperadosO uso de estudos de caso fornece exemplos reais daquelas situações incomuns e raras que têm o poder de danificar a imagem e a marca de uma organização. Eles fornecem aos funcionários informações sobre esses casos em potencial para prepará-los para lidar efetivamente com qualquer situação.
Teste de estresseEsta atividade de desenvolvimento de habilidades avalia as reações dos funcionários a situações envolvendo clientes insatisfeitos, percalços de produtos e outros desafios na forma de uma simulação de treinamento on-line, cenário de ramificação ou uma avaliação do que você faria.

Gestão e liderança

A seguir estão algumas atividades de desenvolvimento de habilidades particularmente úteis para gerentes e líderes.

Mentoria de liderança complementarEsse tipo de mentoria combina potenciais líderes com líderes que são fortes nas competências em que são fracos.
Treinamento executivoUma abordagem baseada em investigação para o desenvolvimento pessoal e profissional que visa criar conscientização, inspirar ação e facilitar o aprendizado e o crescimento. Ele se concentra em melhorar o desempenho, ajudando os líderes a desenvolver e sustentar novas perspectivas, atitudes, habilidades e comportamentos.
Programa ShadowingIsso permite ao funcionário uma visão realista de como um trabalho flui, a oportunidade de conhecer as principais partes interessadas e ter uma compreensão realista dos desafios no trabalho.
Rotações de trabalhoO funcionário assume novas funções por um período de três a seis meses antes de passar para outra posição.
Cursos de desenvolvimento profissionalEstes são geralmente 2-3 dias de treinamento externo para uma habilidade ou competência específica.
Certificações profissionaisOs funcionários podem precisar adquirir e manter certificações profissionais para funcionar em funções especializadas. Por exemplo, um futuro líder de RH se beneficiaria de uma Certificação em Educação Corporativa.
Microaprendizagem individualizadaSemelhante ao LinkedIn Learning, Google Grow e aprendizado sob demanda disponível através de Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem.

Dicas para o desenvolvimento eficaz de habilidades em sua organização

  1. Desenvolva, atualize e mantenha um modelo de competência para sua organização. O processo de desenvolvimento de um modelo de competência pode ser árduo, mas é fundamental para identificar lacunas de habilidades e desenvolvimento de habilidades. É um investimento que gera retornos lucrativos do início ao fim do ciclo de vida do emprego.
  2. Considere as necessidades de habilidades de curto e longo prazo. Considere o que sua organização precisa em 6 meses e no horizonte de 3 a 5 anos. Para isso, você precisa entender para onde sua empresa está indo e ser capaz de prever possíveis necessidades de habilidades com base nas mudanças do mercado.
  3. Realize uma análise de lacunas de habilidades. Um modelo de competência deve ser a base para identificar e analisar lacunas de habilidades. Isso irá ajudá-lo melhor a entender o que está faltando. Você pode então projetar atividades eficazes de desenvolvimento de habilidades para preencher as lacunas. Procure por adjacências de habilidades em seus funcionários – é aí que a construção de habilidades será mais fácil.
  4. Use uma mistura de formatos de aprendizagem. Semelhante às atividades de capacitação mencionadas acima, as organizações devem ter uma grande variedade de oportunidades e métodos de aprendizado para preencher as lacunas de habilidades para seus funcionários. Isso inclui, por exemplo, aprendizagem formal e informal, treinamento síncrono e assíncrono e aprendizagem digital e presencial. Dessa forma, você está se certificando de que está atendendo a diferentes estilos de aprendizagem.
  5. Implementar e incentivar métodos informais de aprendizagem. Exemplos de tais métodos de aprendizagem são sessões de almoço e aprendizagem, troca de materiais de leitura, podcasts ou recursos de aprendizagem entre colegas, ou compartilhamento de conteúdo em canais de comunicação internos. Essas são maneiras úteis de envolver os funcionários a aprender. Além disso, essas oportunidades constroem comunidade e incentivam conversas sobre tópicos envolventes.
  6. Concentre-se em habilidades suaves e cognitivas. Mais e mais organizações estão buscando funcionários com habilidades técnicas. No entanto, essas não são as únicas habilidades muito procuradas. De acordo com a McKinsey & Co., o estado de mudança contínua levou as organizações a se concentrarem mais no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas. Isso inclui habilidades como inteligência emocional, inteligência cultural, resolução de problemas, liderança e gerenciamento e gerenciamento de projetos.
  7. Use treinamento direcionado. Treinamento direcionado significa que você projeta seu treinamento para ajudar a desenvolver lacunas específicas de habilidades dentro da organização. Você também está se certificando de que está usando seus recursos de forma eficaz, se tornando mais competitivo e fortalecendo sua capacidade de reter funcionários.
  8. Acompanhe os resultados de seus esforços. Ao iniciar uma atividade de desenvolvimento de habilidades em uma equipe específica, você deve acompanhar como isso ajudou os membros da equipe a ter um desempenho melhor. Você pode avaliar o impacto imediato, de curto e longo prazo na consecução das metas individuais e de equipe. Considere usar o Modelo de Avaliação de Treinamento de Quatro Níveis da Kirkpatrick para medir a eficácia de seus esforços de desenvolvimento de habilidades.

Para resumir

A capacitação deve ser uma parte essencial da sua estratégia de aprendizado e desenvolvimento se você quiser garantir o sucesso a longo prazo da sua organização. O ritmo da mudança exige que as organizações desenvolvam e mantenham estratégias ágeis de desenvolvimento e desenvolvimento de habilidades para permanecerem competitivas e reter funcionários-chave.

Há um maior foco em habilidades sociais, emocionais e cognitivas para se manter competitivo. Desenvolver uma estratégia de aprendizado e retenção que tenha como alvo todas essas áreas permitirá que as organizações construam uma força de trabalho qualificada e engajada que ajudará a expandir os negócios.

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